“Com o Baptismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos « sacramentos da iniciação crista », cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça baptismal. Com efeito, os baptizados « pelo sacramento da Confirmação são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo.” (CIC 1285) “Bem cedo, para melhor significar o dom do Espírito Santo, se acrescentou à imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (Crisma). Esta unção ilustra o nome de “cristão”, que significa “ungido”, e que vai buscar a sua origem ao próprio nome de Cristo, aquele que “Deus ungiu com o Espírito Santo”(Act 10,38). E este rito da unção mantém-se até aos nossos dias, tanto no Oriente como no Ocidente. (…) No Ocidente, o nome de Confirmação sugere que este sacramento confirma o Baptismo e, ao mesmo tempo, consolida a graça baptismal.” (CIC, 1289)
P A R A P R E P A R A R A C E L E B R A Ç Ã O D O C R I S M A
Igreja e data do Crisma O Crisma celebra-se em Missa presidida por um Bispo. A seu tempo a Paróquia dará informações sobre as novas datas de Crismas.
Preparação para o Crisma As reuniões de preparação para o Crisma serão afixadas assim que disponível.
Padrinho ou madrinha O padrinho ou a madrinha deve ser diferente dos pais e do cônjuge e se possível deve escolher-se, de preferência, quem desempenhou essa função no baptismo. Para alguém poder ser padrinho/madrinha requer-se que:
Tenha completado dezasseis anos de idade
Seja baptizado
Tenha recebido a santíssima Eucaristia
Seja crismado
Não esteja amancebado ou só casado no civil
Participe na Eucaristia aos Domingos (cf. Cânone 874 CDC)
O padrinho deve apresentar a sua certidão de baptismo
R I T U A L D O C R I S M A
Missalete com a celebração do sacramento do Crisma
Renovação das Promessas Baptismais Terminada a homilia, o Bispo senta-se de mitra e báculo e interroga os confirmandos; estes de pé, respondem conjuntamente.
Bispo: Renunciais a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas seduções? Confirmandos: Sim, renuncio.
Bispo: Credes em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra? Confirmandos: Sim, creio.
Bispo: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está à direita do Pai? Confirmandos: Sim, creio.
Bispo: Credes no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e que hoje, pelo sacramento da Confirmação, de modo singular vos é comunicado, como aos Apóstolos no dia do Pentecostes? Confirmandos: Sim, creio.
Bispo: Credes na santa Igreja católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna? Confirmandos: Sim, creio.
O Bispo faz sua esta profissão, proclamando a fé da Igreja: Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo, Nosso Senhor. E a asssembleia dos fiéis dá o seu assentimento, respondendo: Ámen. Se parecer oportuno, a fórmula “Esta é a nossa fé…” pode ser substituída por outra ou por um cântico em que a comunidade exprima unanimemente a sua fé.
Imposição das mãos Em seguida, o Bispo depõe o báculo e a mitra e (tendo junto de si os presbíteros que se lhe associam), de pé e de mãos juntas, voltado para o povo, diz:
OREMOS irmãos, a Deus Pai todo poderoso, para que, sobre estes seus filhos adoptivos, que pelo Baptismo já renasceram para a vida eterna, derrame agora o Espírito Santo, que os fortaleça com a abundância dos seus dons e, pela sua unção espiritual, os torne imagem perfeita de Cristo, Filho de Deus.
Todos oram, em silêncio, durante algum tempo. Seguidamente, o Bispo (e os presbíteros que se lhe associam) impõem as mãos sobre todos os confirmandos. O Bispo, sozinho, diz:
Deus todo poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo, destes uma vida nova a estes vossos servos e os libertastes do pecado, enviai sobre eles o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de ciência e de piedade, e enchei-os do espírito do vosso temor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Todos: Ámen.
Crismação Neste momento, o Bispo senta-se, recebe a mitra, e um diácono apresenta-lhe o santo Crisma. Os confirmandos aproximam-se um por um do Bispo; ou, se parecer oportuno, o próprio Bispo se aproxima de cada um dos confirmandos. Aquele que apresentou o confirmando, põe a mão direita sobre o ombro do confirmando e diz o nome deste ao Bispo, ou o próprio confirmando diz espontaneamente o seu nome. O Bispo humedece o polegar da mão direita no Crisma e traça o sinal da cruz na fronte do confirmando, dizendo:
(NOME), RECEBE, POR ESTE SINAL, O ESPÍRITO SANTO, O DOM DE DEUS! E o confirmado responde: Ámen.
O Bispo acrescenta: A paz esteja contigo. Confirmado: Ámen.
Se alguns presbíteros ajudam o Bispo na administração do sacramento, todas as âmbulas do santo Crisma são apresentadas pelo diácono ou pelos ministros ao Bispo, que as entrega a cada um dos prebíteros, à medida que dele se aproximam. Os confirmandos aproximam-se do Bispo ou dos presbíteros; ou, se parecer oportuno, o Bispo de mitra e báculo e os presbíteros aproximam-se dos confirmandos, que são ungidos pela forma acima descrita.
Durante a unção, pode cantar-se algum cântico apropriado. Após a unção, o Bispo (e os presbíteros) lavam as mãos.
Oração Universal Segue-se a Oração universal, segundo esta forma ou outra devidamente aprovada.
Bispo: Irmãos caríssimos: com humildemente, façamos subir a Deus Pai todo-poderoso a nossa oração unânime, pois estamos unidos na mesma fé, esperança e caridade, que nos vêm do Espírito Santo.
Diácono ou Ministro: Por estes seus filhos, a quem o dom do Espírito Santo confirmou: para que enraizados na fé e firmes na caridade, dêem, pela sua maneira de viver, testemunho de Cristo, oremos ao Senhor.
Todos: Ouvi-nos, Senhor.
Diácono ou Ministro: Pelos pais e padrinhos, fiadores da fé destes confirmados; para que não deixem de os ajudar, pela palavra e pelo exemplo, a seguirem os passos de Cristo, oremos ao Senhor.
Todos: Ouvi-nos, Senhor.
Diácono ou Ministro: Pela santa Igreja de Deus, com o nosso Papa N., o nosso Bispo N., e todos os Bispos da Igreja, para que, reunida no Espírito Santo, se dilate e cresça na unidade da fé e da caridade, até à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, oremos ao Senhor.
Todos: Ouvi-nos, Senhor.
Diácono ou Ministro: Pelo mundo inteiro: para que todos os homens, que têm um só Criador e um só Pai, se reconheçam como irmãos, sem distinção de raças nem de povos, e de coração sincero busquem o reino de Deus, que é paz e alegria no Espírito Santo, oremos ao Senhor.
Todos: Ouvi-nos, Senhor.
Bispo: Senhor nosso Deus, que destes o Espírito Santo aos vossos Apóstolos, e por eles e pelos sucessores deles, quisestes que o mesmo Espírito fosse comunicado aos outros fiéis, escutai a nossa oração e continuai também agora no coração dos crentes, a obra que o vosso amor realizou no princípio da pregação do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Todos: Ámen.
Liturgia Eucarística Terminada a Oração universal, segue-se a liturgia eucarística segundo o Ordinário da Missa, com excepção do que segue:
Omite-se o Símbolo, visto que já se fez a profissão de fé;
De entre os confirmados, alguns podem juntar-se aos que levam as oferendas;
Quando se usa o Cânon Romano, diz-se o “Aceitai benignamente” (Hanc igitur) próprio; quando se usa Oração Eucarística II, diz-se o “Lembrai-Vos daqueles”; quando se usa a Oração Eucarística III, diz-se o “Atendei benignamente”; quando se usa a Oração Eucarística IV, depois das palavras “os fiéis que Vos apresentam as suas ofertas”, acrescenta-se “os neófitos que fizestes renascer”.
Os confirmados adultos e, se parecer oportuno, também os seus padrinhos, pais, conjuges e catequistas, podem receber a comunhão sob as duas espécies. Benção Em vez da bênção habitual, usa-se, na fim da Missa, a fórmula seguinte “ou a Oração sobre o povo”, O Bispo de mitra e com as mãos estendidas sobre o povo, diz: Abençoe-vos Deus Pai todo-poderoso, que vos fez renascer da água e do Espírito Santo como seus filhos adoptivos, e vos torne dignos do seu amor paterno. Todos: Ámen. Bispo: Abençoe-vos Jesus Cristo, seu Filho Unigénito, que prometeu à Igreja a assistência permanente do Espírito da verdade, e vos confirme na profissão da verdadeira fé. Todos: Ámen. Bispo: Abençoe-vos o Espírito Santo, que acendeu no coração dos discípulos o fogo da caridade, e vos conduza, unidos e sem pecado, às alegrias do reino de Deus. Todos: Ámen. O Bispo toma o báculo e acrescenta: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Todos: Ámen.