“O Santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus; tornamo-nos de Cristo e somos incorporados na Igreja e feitos participantes na sua missão” (CIC 1213).
“Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, baptizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei” (Mt 28,19-20).
Processo preparatório do Baptismo O processo para o Baptismo faz-se habitualmente na Paróquia da Residência e deve iniciar-se, com tempo suficiente de antecedência. Quando o processo decorre nas nossas Paróquias deve iniciar-se com o cartório paroquial, pelo menos com 1 mês antes da data pretendida. Se participam na vida da comunidade e o processo e do baptismo se faz nas nossas Paróquias, as reuniões preparatórias do Baptismo para os Pais e Padrinhos, serão marcadas pelo cartório, após a recepção da ficha de inscrição e de todos os documentos necessários, que abaixo se indicam, para a correcta instrução do processo. Se participam na vida paroquial de outra Paróquia e desejam que o baptismo seja celebrado nas nossas Paróquias, os pais devem pedir a transferência de baptismo na paróquia de origem, onde será elaborado o processo e onde se fará a preparação dos pais e padrinhos. Documentos necessários São necessários os seguintes documentos para entregarem na Paróquia onde se realiza o processo de preparação para o Baptismo:
Cédula de nascimento da criança
Bilhetes de Identidade ou Cartão de Cidadão dos pais.
Sendo de outra paróquia, os pais têm de pedir a transferência de baptismo na paróquia de origem, onde serão elaborados o processo e a preparação dos pais e padrinhos.
O documento de transferência deve ser entregue na Paróquia onde se realiza o baptismo.
Certificado de Crisma dos Padrinhos.
Se o processo decorre na nossa Paróquia, ou se o Baptismo se celebra na nossa Paróquia, devem preencher o formulário infra e envia-lo para [email protected], ou entregá-lo no acolhimento da Paróquia.
Observações sobre os Padrinhos De acordo com o Direito Canónico, para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se que:
Tenha completado 16 anos
Seja católico
Já tenha recebido a Confirmação ou Crisma
Se casado, tenha celebrado o Sacramento do Matrimónio
Leve uma vida consentânea com a fé e a tarefa que vai desempenhar
Reuniões de preparação de Pais e Padrinhos
Se o processo e a celebração do baptismo se fazem na nossa Paróquia haverá duas reuniões preparatórias do Baptismo para os Pais e Padrinhos, a marcar pelo cartório. As reuniões só se podem realizar após o processo estar finalizado.
Se o processo se realizou noutra Paróquia e o Baptismo se celebra na nossa Paróquia, haverá apenas uma reunião, dos pais e se possível dos padrinhos, com o sacerdote que celebrará o baptismo para preparar a liturgia baptismal. A reunião só se pode realizar após a recepção do formulário respectivo e da entrega do documento de transferência.
Os padrinhos devem preencher o formulário infrae enviá-lo para [email protected], ou entregá-lo no acolhimento da Paróquia.
Através dos sacramentos de iniciação cristã – Baptismo, Confirmação e Eucaristia – são lançados os alicerces de toda a vida cristã. Nascidos para uma vida nova pelo Baptismo, os fiéis são efectivamente fortalecidos pelos sacramento da Confirmação e recebem na Eucaristia o Pão da vida eterna (CIC 1212)
Quando se recebe o Baptismo em criança, a Eucaristia e o Crisma recebem-se posteriomente. O adulto, (canonicamente considera-se adulto a pessoa com mais de 7 anos de idade), abaixo desigando como catecúmeno, ao receber o Baptismo recebe simultanemanete o Crisma e a na Eucaristia a Sagrada Comunhão (Baptismo, Crisma e Eucaristia são os Sacramentos de Iniciação Cristã).
Catecúmenos Os adultos após a sua inscrição terão um tempo pessoal e comunitário de preparação para a recepção dos sacramentos de iniciação cristã.